Muitas viagens

Viagens de uma família pelo mundo

A Coruña

No sábado, dia 01/10, decidimos dar um pulo na cidade de A Coruña, bem ao norte e no litoral da Espanha. Acordamos cedo e tomamos o café-da-manhã do hotel  (básico, mas suficiente pra saciar a fome). Fomos a pé pra estação de trem (5 minutos andando) e compramos na hora uma passagem pro próximo trem para lá. Custou 5,45 euros cada perna por pessoa.

Chegamos em meia hora em A Coruña. Não havia balcão de informações turísticas na estação de trem, então compramos um mapa numa banca de jornais de lá. Haviam alguns pontos turísticos que tínhamos visto antes na internet e que tratamos de procurar.

Saímos da Estação de San Cristóbal e fomos a pé pela Avenida Alcalde Alfonso Molina até o Parque da Rosaleda, onde havia uma exposição chamada “Orixes”, que tratava da evolução da espécie humana.

Parque da Rosaleda

De lá, seguimos caminhando até o Castelo de San Antón, onde funcionou uma prisão até poucas décadas atrás. Lá funciona também o Museo Arqueológico e Histórico e tem uma vista bem bonita da cidade. No caminho, passamos pela Plaza de María Pita onde está o bonito edifício do Palácio Municipal.

Palácio Municipal

Exposição no Museo Arqueológico e Histórico

Pátio do Castelo de San Antón

Pátio do Castelo de San Antón

Vista da cidade

Saímos de lá procurando algum lugar pra comer. Fomos pra Praia de Riazor e caminhamos na avenida beira-mar (Avenida Pedro Barrié de la Maza) até achar um lugar legal. Encontramos um restaurante com vista para o mar e com menu do dia a 9,50 euros: Cafetería Restaurante Luar . Eu e a Cláudia comemos uma salada russa de entrada e quase que a gente não deu conta do peixe depois, que, aliás, estava divino.

A gente viu que estava perto do estádio do La Coruña, chamado Estádio de Riazor, mesmo nome da praia que fica em frente a ele. Já tinham vários torcedores se amontoando do lado de fora porque haveria uma partida entre o dono da casa e o Guadalajara, pela segunda divisão do campeonato espanhol. Era 6 euros a entrada, mas nenhum de nós animou.

Praia de Riazor com o estádio do A Coruña ao fundo

Fomos pro Parque de Santa Margarita, já tomando rumo pra estação de novo. Lá se encontra a Casa de las Ciencias onde funciona o Planetário da cidade. Pelo jeito é um parque bem utilizado pela população local, já que é bem centralizado.

Casa de las Ciencias

Não tivemos pique pra mais nada porque estava muito quente. Deveríamos ter ido à Torre de Hércules, que fica do outro lado da cidade, mas não tivemos saco de pegar um ônibus. Voltamos pra estação de trem e pegamos um trem às 17h de volta à Santiago.

Chegando em Santiago, fomos pro hotel pra recuperar as energias e, à noite, fomos de novo ao Mercado Medieval. Comemos um kebab, sanduba turco bem gostoso. Eu e a Cláudia também compramos um porta-vinho bem bacana de um artista local que só trabalha com aço. Por volta de meia-noite voltamos pro hotel pra dormir.

Deixe um comentário